sábado, 14 de Junho de 2014

lonas "encontra" do CC Colombo, antes e depois



http://www.under-dogs.net/index.php?nav=article&article=39






http://www.stick2target.com/mar-new-wall-before-show


Agência:
http://get-fubac.com/



















Lara Seixo Rodrigues


June 14 · Edited





... como não me decido sobre a legenda, cá vão várias versões: a cidade está mais linda... alguém anda muito atento à arte urbana desta cidade... ou.. 'tudo o que possas imaginar' está mesmo por baixo destas telas magníficas... ou ... colombo sempre na vanguarda ...

e já se sabe que este é o rumo 'natural' das paredes pintadas, que 'naturalmente' são apropriadas pela publicidade, mas numa cidade que prega a alto e bom som o apoio à arte urbana, estas situações são no mínimo curiosas.. já agora, a respeito destas duas fotos há diferenças 'burocráticas'.. e já agora nº2, ao menos podiam ter tapado completamente as peças ! — with Gonçalo Ribeiro and gonçaloMAR.










19 SharesLikeLike · · Share


Jesse James, Fernando Mendes, Sara Eugénio and 66 others like this.


54 of 55


View previous comments





Tiago Fonseca : | estou parvo


June 14 at 10:30am · Like · 1





Hugo Lucas


June 14 at 10:33am · Like





Henrique Casaca Faltas de respeito


June 14 at 10:34am · Like





Mário Belém Yuck


June 14 at 10:35am · Like





Joana Sena se fosse ao contrario... era bonito era..enfim


June 14 at 10:39am · Like





Luís Ferreira wtf… . ?!


June 14 at 10:40am · Like





Maria Zimbro


June 14 at 10:41am · Like





Ysed Desy Ysed mais uma vez a arte urbana a "descobrir" spots para esses senhores...mas continuar creio k acontecera o inverso....


June 14 at 10:42am · Like





Mariana Santos É pintar novamente por cima da publicidade!


June 14 at 10:44am · Like





DirtyCop Dirtycop COLOMBO era 1 reles mercenário sem sentido d orientação, estes são os seus seguidores.


June 14 at 10:48am · Like · 2





Armando Gomes Cortem essa merda


June 14 at 10:57am · Like · 1





Laura Ramos Que vómito!!! Vou partilhar, Lara Seixo Rodrigues


June 14 at 10:58am · Like





João Miguez










June 14 at 10:58am · Like · 3





Silos Contentor Criativo Ó senhores do Colombo,... e convidarem o Gonçalo para fazer as vossas telas? Podia ser que fizessem a diferença! Era capaz de vos ficar bem não? Just saying!..


June 14 at 11:01am · Like · 1





Laura Ramos Pergunto-me o que é que a Galeria de Arte Urbana | GAU e a Underdogs10 teriam a dizer sobre isto....


June 14 at 11:03am · Like · 1





Miguel Grancha Machado So mesmo em Portugal


June 14 at 11:07am · Like · 1





Pedro Soares Neves O colombo quer fazer buzz, como o que vcs estão a iniciar, o facto de deixarem parte da pintura a descoberto dá razão a essa estratégia, "encontra" > arte urbana . Estou evidentemente de acordo que é de mau gosto, eu diria para não caírem no engodo e partilharem o menos possível.


June 14 at 11:10am · Like · 2





Luís Ferreira pah, juntem-se uns poucos e arranquem isso daí!


June 14 at 11:11am · Like · 3





Laura Ramos Discordo, Pedro Soares Neves. Toda a gente sabe muito bem o que é o Colombo, eles nem precisam desta publicidade, daí isto ser ainda mais triste... E com tanto prédio abandonado em Lisboa tinham que escolher exactamente estes? É de uma falta de respeito a que ninguém pode ficar indiferente!!...


June 14 at 11:14am · Like · 5





Pedro Soares Neves Concordo que se faça algo concreto, estou na linha da frente para isso, acho que o buzz será inevitável de qualquer forma, tens razão Laura Ramos.


June 14 at 11:29am · Like · 1





Lara Seixo Rodrigues Pedro nao posso mesmo concordar contigo. Nao estamos a falar de pinturas ilegais apropriadas por publicidade. Estamos a falar de murais licenciados, apoiados logisticamente e publicitados pela camara. Um deles ate co-financiado pela camara. A camara que quer ter uma cidade criativa.
A pub do colombo tb é licenciada pela camara e aqui eles sao os que menos me interessam.. Ficar calada para nao fazer buzzz que é o que o colombo quer.. Nao acho nada disso, simplesmente se limitaram a colocar 2 grandes pubs em 2 eixos viarios de entrada em lisboa, com visibilidade maxima.!! Questiono somente a postura da entidade... Ja agora, um dos edifs é privado (e podem bem tapar/pintar/retirar o mural quando quiserem), ja o outro consta-me que é edif camarario. (Nao invalida a aprovaçao da pub....)


June 14 at 11:50am · Edited · Like · 10





Pedro Soares Neves A postura de qual das entidades Lara Seixo Rodrigues ? Ambas o colômbio e Cml certo?


June 14 at 11:55am · Like





Lara Seixo Rodrigues Cml


June 14 at 11:57am · Like





Lara Seixo Rodrigues O colombo pode pedir licenciamento de tudo o que lhe apetecer...


June 14 at 11:57am · Like





Pedro Soares Neves Ok concordo, vou-me tentar informar, documentar para questionar com conhecimento de causa. Talvez o questionamento possa surgir na conferência.


June 14 at 12:09pm · Like





Mário Tavares Tão bom! Eu acho bem que tenham tapado isso. Agora quando chegar já tenho telas para atirar balões de tinta. Eu sempre gostei do colombo, agora ainda mais. Alguém alinha comigo? Sinto-me inspirado.


June 14 at 12:18pm · Like · 1





Pedro Soares Neves Está a pedi-las sim...


June 14 at 12:21pm · Like





Sofia Aparício


June 14 at 12:41pm · Like





Fernando Pereira Eu legendaria da seguinte forma: "Quando o dinheiro se sobrepõe à cultura... o futuro será, certamente, pior"...


June 14 at 12:51pm · Like · 3





Rita Oliveira Dias vandalizar aquela merda, já!


June 14 at 1:08pm · Like · 1





Rui Gaiola Não acredito!!


June 14 at 2:28pm · Like





Ana Luisa Fogo....


June 14 at 2:40pm · Like





Gonçalo Ribeiro Fds! Também vou tentar perceber o que se passou é que ninguém me avisou
Só posso imaginar que alguém recebeu alguns euros por isto....e tou contigo Mário Tavares


June 14 at 2:45pm · Like · 2





Pedro Seixo Rodrigues Esta é provavelmente uma das últimas fotos desta intervenção... (fotografei a 9 jun 2014... que sorte)










June 14 at 5:55pm · Like · 3





Pedro Seixo Rodrigues Já "lhes" manifestei o meu desagrado...










June 14 at 6:11pm · Like · 4





Pedro Girão Bela merda praí vai...


June 14 at 6:12pm · Like





Martinha Domingues ja agora, o conteudo que está debaixo dessa bosta, e realmente arte, pessoas inspiradas, com talento que criam coisas lindas, pinturas brutais que dao muito mais trabalho do que 3 dias sentidos no pc a desenhar c programas, enquanto outros usam a arte do pc e dos programas xpto para sair uma bela merda como a que podemos verificar aqui em cima! concordo q nao e bonito ver grafitis estupidos, letras a toa, mal desenhados, mas em tantos lugares de lisboa com paredes mal pintadas (tb no centro da cidade onde toda a gente possa ver bem a publicidade ou essa "arte") e foram logo escolher 2 grandes spots bem desenhados! facam um favor aos lisboetas e tiram.me essa merda dai!!


June 14 at 6:26pm · Like





Armando Gomes Acho q o caminho burocratico é o mais longo, demorado e menos eficaz para surtir qualquer tipo de efeito


June 14 at 6:57pm · Like · 4





Mário Tavares Gonçalo lembrei-me de extintores, melhor que os balões...


June 14 at 6:59pm · Like





Pedro Seixo Rodrigues extensor e x-acto fazia maravilhas


June 14 at 7:01pm · Like · 6





João Sardinha naifada nisso


June 14 at 7:17pm · Like · 1





João Franca Galeria de Arte Urbana | GAU


June 14 at 8:01pm · Like





João Franca como é que a GAU deixou isto acontecer? é q eu gostava de saber!


June 14 at 8:04pm · Like · 2





Joao Bernardo Tristeza!


June 14 at 9:45pm · Like





Pedro Seixo Rodrigues










June 15 at 12:00am · Like · 6





Kaiser Soza :0 !!


June 15 at 2:17am · Like





Marina Aguiar Incrível!


June 15 at 3:12am · Like





Miguel Carrelo A GAU nada pode fazer contra estas situações. Convém não esuquecer


June 15 at 3:36pm · Like





Miguel Carrelo ...convém não esquecer que as obras realizadas em propriedade privada carecem de autorização dos proprietários. É normal que, se lhes oferecerem uma renda para instalar publicidade, eles aceitem. Não me parece estranho!


June 15 at 3:40pm · Like





Pedro Seixo Rodrigues Eu acho estranho é o licenciamento dessa publicidade ser da responsabilidade da CML e a GAU pertencer ao Departamento de Património Cultural da mesma câmara e ter acontecido o que aconteceu...
Fico com a sensação de que alguém "passou por cima" da GAU, não respeitando o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da Arte Urbana...
E é pena que quem autorizou isto não perceba que este tipo de arte é uma das coisas que mais tem projectado Lisboa lá fora...


June 15 at 3:51pm · Like





Miguel Carrelo Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Volto a explicar: - Se os proprietários dos imóveis não pudessem aceitar os contratos de publicidade, quando lhes são propostos, por existir uma obra de arte urbana na sua empena, então, deixariam de autorizar estas intervenções artísticas.


June 15 at 3:57pm · Like





Miguel Carrelo Neste caso, a GAU foi informada, mas até não teria que ser assim.


June 15 at 3:59pm · Like





Pedro Seixo Rodrigues Compreendo o que estás a referir Miguel, mas confirma-me uma coisa, o edifício da foto de baixo não é propriedade da CML? Pergunto isto porque vi lá uma placa que tinha escrito "património municipal"...
De qualquer das formas processualmente a colocaç...See More


June 15 at 4:09pm · Unlike · 4





Pedro Seixo Rodrigues Resposta do Centro Colombo ... https://www.facebook.com/sapek666/posts/10152575309927425





Pedro Seixo Rodrigues




A propósito das lonas publicitárias que foram colocadas por cima de duas das mais emblemáticas intervenções de arte urbana em Lisboa, recebi a seguinte resposta por parte do Centro Colombo:
https://www.facebook.com/centrocolombo/posts/637659869655259?comment_id=637949712959608&ref=notif&notif_t=like









___________________________________




















Isabel Cotrim via Pedro Soares Neves


June 14 at 6:40pm ·










GRRAU: lonas "encontra" do CC Colombo, antes e depois


grrau.blogspot.com


LikeLike · · Share


1 share





Maria Vlachou Vi ontem, fiquei furiosa, mas, passando de carro, não tive tempo para perceber de quem era a "publicidade"... Agora sei. Os contactos da Sonae Sierra estão aqui: http://www.sonaesierra.com/pt-pt/contactus/ouremail.aspx Sugiro que os interessados escrevam para "Comunicação".





Sonae Sierra » O Nosso E-mail

www.sonaesierra.com


June 14 at 6:58pm · Like · 1





Isabel Cotrim Pedro Pedro Soares Neves se te interessar ...


June 14 at 7:35pm · Like





Maria Vlachou Uma colega lembrou-me que a Sonae patrocina o Museu Nacional de Arte Contemporânea....


June 14 at 7:39pm · Like





Pedro Soares Neves obrigado, já estou enviei contacto, estou a aguardar resposta.


June 14 at 8:41pm · Like





Maria Vlachou Recebi a resposta da Sonae: "Relativamente às lonas que menciona, o Centro tomou a sua decisão em termos de localizações com base em fotografias que não retratavam fielmente os locais e ambos estão licenciados para fins publicitários.
O Centro ao constatar que afinal os locais não se apresentam como foram mostrados nas fotografias, mandou de imediato retirar a campanha.
O processo de remoção não é simples e imediato porque tem de ser assegurado pela Câmara e são necessárias gruas para remover as empenas. Contudo, esperamos que sejam removidas com a máxima brevidade possível."


10 hrs · Like · 1





______________________________________













Centro Colombo


June 14 at 9:40am ·


Antes dos seus dois primeiros concertos em Portugal, os R5 passam pela Worten do Centro Colombo para uma sessão de autógrafos, hoje, às 12h00!





Join


Sessão de autógrafos R5


Saturday, June 14 at 12:00pm

Worten do Colombo22 people went


LikeLike · · Share


Top Comments


5 people like this.





Write a comment...








Pedro Seixo Rodrigues podiam-me informar se vão fazer alguma sessão de autógrafos dos responsáveis por esta situação?










Like · Reply · 3 · June 14 at 11:50pm





Centro Colombo Olá, Pedro. Antes de mais, agradecemos a tua chamada de atenção. Esclarecemos que a campanha de publicidade do Centro Colombo envolve diferentes meios e a recomendação sobre diferentes localizações. Relativamente aos locais em questão, baseámos a nossa decisão em fotografias que não retratavam fielmente os locais, mas ambos estão licenciados para fins publicitários.
Após constatarmos que afinal o local não se apresenta como nos foi mostrado, mandámos retirar a campanha.
O Centro Colombo tem promovido a arte em colaboração com agentes culturais de referência através da iniciativa ‘A Arte chegou ao Colombo’ e permitido que os milhares de pessoas que visitam anualmente o Centro tenham contacto com diferentes formas de expressão artística.
Lamentamos toda esta situação na qual nos vemos envolvidos. Estamos disponíveis para prestar os esclarecimentos necessários. Se assim desejares, envia-nos um contacto mais direto por mensagem privada.


Like · 1 · 14 hours ago





Pedro Seixo Rodrigues Caro Centro Colombo. Parece-me uma medida super sensata a que vocês tomaram, de retirar as lonas publicitárias que taparam estas fantásticas intervenções de arte urbana.
Ainda assim, e apesar deste assunto me parecer estar próximo de ficar resolvido, considero que a entidade que licencia estes espaços para fins publicitários, deveria era de tentar manter/proteger os mesmos de forma a que este tipo de manifestação artística continue a projectar Lisboa lá fora como o tem feito até agora...
Mais importante do que parecer, é preciso ser... e se Lisboa quer parecer uma cidade criativa, aberta às novas manifestações artística (entre elas arte urbana), então comece a respeitar as intervenções que já existem e que por vezes são tapadas por publicidade.
Quanto à vossa dinâmica de apoiar a arte, desejo que a mesma continue e que até possa sair fora-de-portas... e quem sabe se em vez de lonas publicitárias, o vosso Centro possa até apoiar é a intervenção de novas paredes pela capital...


Like · 5 · 1 hr





Write a reply...








Laura Ramos Para que as pessoas tenham noção do que os cartazes do Colombo estão a tapar...










Like · Reply · 5 · June 15 at 12:54pm · Edited





Laura Ramos Estes murais não são ilegais, foram licenciados, apoiados e divulgados pela Câmara Municipal de Lisboa, há menos de 1 ano atrás.










Like · Reply · 2 · June 15 at 12:55pm





Laura Ramos Concordo plenamente com o Pedro Seixo Rodrigues!! Com tanta parede e prédio abandonado nesta cidade a vossa publicidade - colocada indiscriminadamente por cima de dois dos mais emblemáticos murais de Lisboa - revela uma enorme falta de cultura e de res...See More


Like · Reply · 1 · June 15 at 12:53pm





Sofia Morgado Também é preciso respeitar as estratégias do Marketing mix das empresas. Afinal precisamos delas para aumentar o crescimento económico. Gostei Colombo. Obrigada por seres útil ás nossas vidas.


Like · Reply · June 16 at 11:10pm





Sofia Morgado Cada arte tem a sua forma de comunicar e explorar sentidos..


Like · Reply · June 16 at 11:05pm





Sofia Morgado Uma arte não tira a beleza e o significado da outra.


Like · Reply · June 16 at 10:59pm





Sofia Morgado Nada na vida é para sempre! Nada nos pertence! Há que saber partilhar


Like · Reply · June 16 at 10:58pm





José Gomes Concordo com o caro João Mello, estes espaços são privados que por gentileza, estes mesmo fizeram o favor a custo zero de ceder para expressar arte urbana. No entanto os proprietários têm todo o direito de utilizar aquilo que é seu para outros fins que nesta caso foi a utilização de arte publicitária.


Like · Reply · June 16 at 3:40pm





Joao Felipe Mello A C.M.L. recebe taxas camarárias que tanta falta faz a todos nós. Obrigado Colombo!


Like · Reply · June 16 at 1:06pm





Joao Felipe Mello A publicidade é paga e ajuda os propritários com os seus custos, que são enormes como quase todos sabemos!


Like · Reply · June 16 at 1:05pm



----------------------------

A Galeria de Arte Urbana promove e divulga a Arte Urbana pelo que não nos agrada a instalação de telas publicitárias sobre peças de graffiti e de street art, todavia estas criações não podem, na nossa perspetiva, constituir um impedimento à sua colocação sob pena de alguns proprietários não autorizarem as intervenções artísticas.
Num contexto de forte retração económica seria um erro estratégico da nossa parte insurgirmo-nos contra os proprietários que nos apoiam ao impedir que retirem proveitos dos seus próprios imóveis.
Sempre que se realiza um trabalho de arte urbana em locais com esta escala e grau de visibilidade, corre-se este risco, pois sem dúvida, estamos a atrair a atenção pública para o edifício em causa.
Assim e mesmo que se coloque a hipótese de surgir uma tela publicitária, parece-nos vantajosa a execução da obra e a sua permanência no imóvel ainda que por um período limitado.
Consideramos a arte urbana uma manifestação efémera, bem como as telas que são efetivamente instaladas por períodos definidos, devolvendo a posteriori os trabalhos artísticos à comunidade.
Relativamente aos edifícios em causa, confirmamos que são ambos de propriedade privada e que a GAU envidou todos os esforços, logo que tomou conhecimento da situação, para informar os entidades/artistas envolvidos.