quarta-feira, 4 de junho de 2014

A ARTE E A CRIATIVIDADE URBANAS JÁ PEDIAM UMA CONFERÊNCIA


É um encontro amplo em torno de um fenómeno criativo que muda o rosto do espaço público e a nossa própria forma de viver a cidade: nos dias 3, 4 e 5 de julho, a arte e a criatividade urbanas são objeto de análise e reflexão numa conferência internacional a realizar no auditório da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
A diversidade das comunicações a apresentar, por oradores portugueses e estrangeiros, manifesta o largo alcance de um tema que é bem mais do que moda, estando na ordem do dia por um caldo de motivos: podemos mencionar o modo como redefine os conceitos de arte e faz a agenda cultural; a carga social e política que carrega; ou os reflexos na economia urbana.
A rua como atelier e espaço expositivo; a efemeridade da street art como traço a sublimar ou a possibilidade de lhe dar novo tempo em galerias e museus; a valorização da arte urbana como património cultural; a crítica e a intervenção sociais e políticas nas ações criativas; o trabalho conceptual de diferentes artistas; ou a importância da arte urbana na afirmação da marca de uma cidade são, então, alguns dos assuntos a expor ao longo dos três dias.
O trabalho do britânico Bansky ou dos brasileiros Os Gémeos, as esculturas humanas do fotógrafo Spencer Tunick ou a massa anónima que se junta num flash mob surgem nesta conferência como alguns dos exemplos de arte e criatividade urbanas. Já agora, ressalve-se que as referências internacionais, inevitáveis, não são as únicas, sendo várias as comunicações que versam sobre realizações de âmbito nacional.
Promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o encontro tem, entre os oradores principais, Cedar Lewisohn, responsável pela exposição Street Art at Tate, que em 2008 foi precursora na introdução e reconhecimento do tema na agenda cultural mundial.
Refira-se, por último, que esta conferência surge na esteira do projecto CRONO, que em 2010-11 colocou Lisboa no mapa da arte e cultura urbanas.

Visita o website da Conferência Internacional de  Arte e Criatividade Urbana de Lisboa


in http://www.industriascriativas.com/NoticiaDetalhe.aspx?idN=2330

Sem comentários: